Como Limpar o Sensor de Rotação do Clio

A falha no sensor de rotação, por sujeira ou até mesmo queima da peça, é um problema comum nos Renault Clio fabricados antes de 2006, que faz que o carro morra, fique com a rotação oscilando, carro falhando ou o veículo simplesmente não liga mais.

Esse problema já foi tema de uma reportagem da revista Quatro Rodas e é de conhecimento da Renault, mas não foi feito um recall. Se seu carro apresenta tal problema, a fábrica autoriza a troca sem custo ao consumidor, desde que seja constatado que foi um problema da peça e não de mal uso.

Muitas vezes, o sensor não queima, e é problema de sujeira e precisa ser limpo. Nesse passo-a-passo, feito em um Clio 1.0 8v, você poderá fazer em casa e economizar em mão-de-obra.

Veja a localização exata do sensor de rotação:

Localizando o sensor basta desconectar e limpar com um spray limpa contatos (Wurth ou Loctite).

Recoloque no local e fixe bem os encaixes! NÃO DEIXE FOLGADO!

Comentários

  1. fernando disse:

    Gostaria de saber se é só desconectar e limpar com o spray limpa contatos,pois está acontecendo isso no meu clio 2004 1.0 8 v.Eu gostaria de perguntar a voces se o cabo de embreagem tem como regular ou seja esticar mais e também se é possível esticar mais o cabo do acelerador e se é naquele parafuso lá onde fica conectado o cabo na aceleraçao.obrigado 20/11/2008

  2. THIAGO disse:

    meu clio 98 1.6 está falhando muito e a luz da injeção acende, o que posso fazer para dar um fim nesse problema sem gastar muito.
    obrigado

  3. Sarpa disse:

    Pessoal quem está com dúvidas, usem esse tópico do nosso fórum:
    http://forum.renaultclube.com/viewtopic.php?f=16&t=2139

    Obrigado!

  4. José Igor disse:

    Muito boa a ajuda que vocês deram, parabéns mas queria saber onde fica este sensor no clio 96 rt, se puderem me ajudar agradeço muito.

  5. JJBono disse:

    Olá…gostaria de saber como achar os pontos dos comandos do cabeçote e do motor do Scenic 1.6 16v, agradeço se alguem tiver o gabarito ou esquema…..

  6. francislei disse:

    tenho um clio 02 e ele as vezes liga as vezes ñ liga gostaria de saber se o problema dele esta relacionado ao sensor de rotação, olhei esta materia e ñ estou conseguindo achar o sensor ele fica embaixo do filtro.
    e vi na reportagem se eu for em uma concessionaria eles tem que trocar sem custo para mim, é verdade?
    por favor me respondem.

  7. antonio brasil costa oliveira disse:

    tenho um clio 1.6 16v, e gostaria de saber como eu devo proceder para trocar as velas e o mecanismo do vidro elétrico.