Como Limpar o Sensor de Rotação do Clio

A falha no sensor de rotação, por sujeira ou até mesmo queima da peça, é um problema comum nos Renault Clio fabricados antes de 2006, que faz que o carro morra, fique com a rotação oscilando, carro falhando ou o veículo simplesmente não liga mais.

Esse problema já foi tema de uma reportagem da revista Quatro Rodas e é de conhecimento da Renault, mas não foi feito um recall. Se seu carro apresenta tal problema, a fábrica autoriza a troca sem custo ao consumidor, desde que seja constatado que foi um problema da peça e não de mal uso.

Muitas vezes, o sensor não queima, e é problema de sujeira e precisa ser limpo. Nesse passo-a-passo, feito em um Clio 1.0 8v, você poderá fazer em casa e economizar em mão-de-obra.

Veja a localização exata do sensor de rotação:

Localizando o sensor basta desconectar e limpar com um spray limpa contatos (Wurth ou Loctite).

Recoloque no local e fixe bem os encaixes! NÃO DEIXE FOLGADO!

7 Comments on “Como Limpar o Sensor de Rotação do Clio

  1. Gostaria de saber se é só desconectar e limpar com o spray limpa contatos,pois está acontecendo isso no meu clio 2004 1.0 8 v.Eu gostaria de perguntar a voces se o cabo de embreagem tem como regular ou seja esticar mais e também se é possível esticar mais o cabo do acelerador e se é naquele parafuso lá onde fica conectado o cabo na aceleraçao.obrigado 20/11/2008

  2. meu clio 98 1.6 está falhando muito e a luz da injeção acende, o que posso fazer para dar um fim nesse problema sem gastar muito.
    obrigado

  3. Muito boa a ajuda que vocês deram, parabéns mas queria saber onde fica este sensor no clio 96 rt, se puderem me ajudar agradeço muito.

  4. Olá…gostaria de saber como achar os pontos dos comandos do cabeçote e do motor do Scenic 1.6 16v, agradeço se alguem tiver o gabarito ou esquema…..

  5. tenho um clio 02 e ele as vezes liga as vezes ñ liga gostaria de saber se o problema dele esta relacionado ao sensor de rotação, olhei esta materia e ñ estou conseguindo achar o sensor ele fica embaixo do filtro.
    e vi na reportagem se eu for em uma concessionaria eles tem que trocar sem custo para mim, é verdade?
    por favor me respondem.

  6. tenho um clio 1.6 16v, e gostaria de saber como eu devo proceder para trocar as velas e o mecanismo do vidro elétrico.

Leave a Reply