Fomos ao lançamento do novo Sandero Stepway

Após boatos, fotos e algum tempo de espera, a Renault finalmente mostra seu mais novo lançamento na categoria “off-road light”, o Sandero Stepway. Em um evento organizado pela própria montadora, o Sandero Stepway teve sua primeira aparição em sua forma final. Como convidados especiais do evento, o Renault Clube marcou presença e tivemos a oportunidade de fazer o test-drive, e analisar o carro bem de perto.

O evento aconteceu no Centro de Design Renault, localizado no centro de São Paulo. Com a presença do designer-chefe da América Latina, Vincent Ferreti, e o gerente de marketing de produto, Bruno Hohmann, ouvimos um pouco sobre a proposta do novo modelo da montadora e suas expectativas.[/lang_pt]

Após algum tempo analisando o carro, percebemos que a Renault acertou em muitos pontos, que comparados com a concorrência, fazem com que o modelo supere as expectativas do consumidor final e atenda as necessidades da proposta. Com um jogo de rodas 16 polegadas de série e pneus inéditos feitos sob medida para o novo veículo, o Renault Sandero Stepway conta com um acabamento externo arrojado, agressivo e ao mesmo tempo harmonioso e elegante. Alguns pontos são bem notáveis, como o desenho personalizado disponível em seis modelos que podem ser escolhidos pelo cliente de acordo com seu gosto ou personalidade. Em sua parte superior, um bagageiro em aço-escovado acoplado a um simpático aerofólio, demonstra ser um item exclusivo, incrivelmente resistente e perfeitamente desenhado e acabado, diferente de outras montadoras, em que são feitos de plástico e “parafusados” ao teto.

É notável que a altura do carro ficou de acordo com a proposta, mas isso não é o melhor. A Renault acertou incrivelmente na regulagem da suspensão, mesmo alto, o carro se mostrou muito estável sem perder o conforto, tanto em solos irregulares, quanto em regulares.

Equipado com o poderoso motor K4M 1.6 16 válvulas de 112cv (nesta versão) e com quatro pessoas a bordo, o Sandero Stepway se comportou muito bem em retomadas de velocidade e desempenho, principalmente com o ar-condicionado ligado, onde geralmente veículos perdem parte do desempenho/potência quando acionado. A posição de dirigir, a regulagem de altura do banco e o novo sistema de câmbio, fazem com que os esforços sejam mínimos na condução. Utilizando o sistema de trambulador do Renault Megane, o sistema de câmbio demonstra encaixes leves e extremamente eficientes nas trocas de marcha, mesmo com o leve desconforto gerado pela altura excessiva da embreagem, fazendo com que o condutor tenha de forçá-la um pouco mais para que o carro comece a se movimentar, o sistema como um todo demonstrou ser muito eficiente e confortável. O sistema de freios se mostra muito confiável e seguro, o pedal possui um ajuste nem muito alto e nem muito baixo no seu acionamento, fazendo com que o condutor tenha um melhor controle de frenagem. Os freios do Sandero Stepway se mostraram muito eficientes.

O grande destaque do Sandero Stepway é seu design e acabamento interno. O carro apresenta detalhes em aço escovado nos puxadores de portas dianteiro, nas maçanetas internas, no painel e no volante. Com um painel moderno e volante revestido com couro, a versão mais completa do modelo apresenta controle satélite de som, famoso em versões mais completas da montadora, ajuste de retrovisores elétrico no painel central e inédito ajuste de altura do banco. Itens de conforto, que fazem do Sandero Stepway um veículo completo. O item de conforto que mais nos chamou a atenção foi a presença de vidros elétricos nas portas traseiras, um fato inédito nos modelos de pequeno porte da Renault.

Pontos Positivos:

  • Vidros elétricos nas quatro portas;
  • Ajuste de altura no banco do motorista;
  • Posição do câmbio em relação ao motorista e posição de condução. Conforto garantido para o condutor;
  • Altura imponente que transmite segurança ao volante;
  • Estabilidade e conforto trabalham juntos no modelo;
  • Excelente desempenho do motor sob condições cotidianas;
  • Sistema de freios provê controle absoluto e eficiência nas frenagens;
  • Excelente sistema de encaixe de marchas;
  • Excelente espaço interno do porta-malas, acreditamos ser o maior da categoria.

Pontos Negativos:

  • Localizações do acionador dos vidros elétricos traseiros são desconfortáveis para o condutor e para o passageiro localizado no assento traseiro;
  • Localização do ajuste elétrico dos espelhos retrovisores. Fica abaixo do freio de mão, local de difícil acesso, apesar de ser pouco utilizado no dia-a-dia;
  • Embreagem com altura excessiva. Gera um desconforto nas arrancadas e nas trocas de marcha, pode ser que haja adaptação conforme utilização;
  • Estepe externo. Desconfortável para a maioria, porém funcional para quem sempre anda com porta-malas cheio;

Por mostrar-se um carro muito completo, de altura imponente e conforto impressionante, a expectativa é que o carro agrade grande parte dos condutores e clientes que adquirirem o novo Renault Sandero Stepway.

Obrigado ao Tiago, da Polvora! Comunicação, pelo convite!

Veja mais fotos:

Leave a Reply