Novo Mégane R.S. Revelado!

A Renault Sport finalmente divulgou detalhes do Renault Mégane R.S. Mk4! Apesar de relativamente nova no Brasil – com o recente lançamento do Renault Sandero R.S., a divisão sport da Renault tem um enorme mercado e história no mundo todo, não somente no desenvolvimento e fabricação de esportivos muito bem acertados, mas também em ligas profissionais como Fórmula 1 e categorias próprias.

Apesar de mais potente que seu irmão mais velho, o novo modelo é equipado com um  motor de 1.8 litros turbo, herdado de seu parente Alpine A110. Mas não se engane, esse motor recebeu um carinho especial da Renault Sport. O novo propulsor do Mégane R.S. ganhou maior fôlego se comparado ao do Alpine: nova tubina, cabeçote desenvolvido em conjunto com a Renault F1 Team, e, claro, aquele “tapa” bem dado no acerto do motor. Os números são: 280cv e 39.8kgf.m na versão manual de 6 marchas. Para os mais “preguiçosos” haverá, também, a versão automática de dupla embreagem um pouco menos apimentada, com “apenas” 275cv e 36.7kgf.m.

O motor fugindo dos padrões da montadora não é a única coisa que chama a atenção neste carro. Além da ausência do famoso 2.0 litros turbo de seus antecessores, a Renault implementou a tecnologia 4Control, que é basicamente um sistema de direção nos quatro eixos. As rodas traseiras são capazes de se deslocar lateralmente em até 2.7 graus. Ok, mas o que muda? A resposta é: tudo! Em baixas e médias velocidades as rodas traseiras viram em direção oposta às dianteiras, permitindo que o cornering seja muito mais preciso, rápido e estável. Já em velocidades altas, as rodas traseiras acompanham o mesmo sentido das rodas dianteiras fazendo com que a estabilidade melhore consideravelmente e que a mudança de direção da carroceria seja muito mais rápida e suave. Confuso? Esse rápido video do Renault Laguna demonstra exatamente como o sistema funciona.

Somado à todas estas mudanças, o hatch será vendido com dois acertos de chassi: Sport e Cup. A versão sport é mais voltada para o uso urbano mas permitindo belos sorrisos aos finais de semana atacando curvas no autódromo. Será equipado com rodas 18 polegadas e pneus 235 e limited-slip differential (LSD) eletrônico (por freio). A versão Cup, obviamente, será voltado para as pistas e perfeito para romper o silêncio da vizinhança à caminho da pista ou da padaria mesmo. O Cup virá com rodas 19 polegadas e pneus 245. Já o LSD será 100% mecânico nesta versão! Oh yes!

Falando em esportivo apimentado…é bom que a Honda tome cuidado, porque até o fim do ano a Renault deve lançar o Mégane R.S. Trophy de 296cv e 40.8kgf.m que deverá tomar o posição do Civic Type-R de carro mais rápido da categoria em Nürburgring. O Trophy também estará disponível em versões com transmissão manual e automática de dupla embreagem, só que terá apenas uma opção de chassi: Cup!

Leave a Reply