Tutorial – Instalação de Conta Giros no Renault Clio

Você poderar fazer isto de 2 formas, pelo módulo (eu nao recomendo) puxando o sinal do fio “marrom”, como ja postado por um colega nosso aqui no fórum, OU pegando o sinal do painel (mais seguro) que é sobre o qual falaremos neste tutorial:

1º Passo:

Lembre-se! Sempre use ferramentas corretas, portanto vou listar as ferramentas mais importantes que serão utilizadas em todo processo:

  • Jogo de chave estrela (“Ali”);
  • Alicate de corte
  • Fita Isolante
  • Fios coloridos (para diferenciar polaridades e sinais)
  • Voltimetro (não é obrigatório, mas é muito bom utilizar um, pra quem não sabe como manusear, vou dar uma breve explicão também.)
  • Conduíte (para cobrir os fios que ficarem expostos)
  • 2 Terminais (para ligação do negativo ou terra)
  • Estilete ou gilete (muito cuidado no manuseio desses objetos, o espaço para o serviço pode ser um pouco escasso, portanto todo cuidado é pouco.)

2º Passo:

A primeira coisa que deve ser feita, é a retirada das colunas laterais, logo depois use seu kit de chave Ali, pra retirar, com cuidado para nao riscar o painel, os parafusos indicados, que não são poucos, localizados: 2 na parte de fora da porta ao lado da saída de ar lateral, 3 na parte superior do painel na saída do ar desembassador dianteiro, 2 localizados à frente do volantee 3 localizados abaixo do volante, na parte de ajuste de altura/ignição do carro, lembre-se nessa parte depois de desparafusadas, as peças ainda tem um encaixe (10 ao todo, se contou menos ta faltando, se contou mais pode colocar devolta que vc fez merda hahaha)

*Galera cuidado com as presilhas das colunas elas são “frágeis” e de encaixe, cada coluna possui 3 encaixes, não forcem muito, podem estourar, ai vc fica com barulho ou terá de comprar uma nova.
**O painel sai inteiro, basta vc puxar “suavemente” na direção dos bancos dianteiros, pra quem olha de dentro, no sentido do torax, tb não deve ser forçado, se todos os parafusos estiverem soltos ele deslisa com facilidade.

3º Passo:

Após retirado o painel, ele fica com essa cara (foto), verifique que existem mais 4 parafusos prendendo o painel na estrutura interna do carro, sim, você pode desparafusa-los sem medo, ele é lacrado e isso só o retira (inteiro) da estrutura interna:

*Não puxe o painel de instrumentos com força existem cabos, nao muito longos, conectados nele.

4º Passo:

Muita atenção agora!!! Agora com o painel em suas mão (legal essa parte, né? sensação de poder rsrs), vamos começar a mexer com a parte elétrica da coisa, o conta giros vem com 4 fios para ligação e 2 para ajuste (sobre esses 2 fios, falaremos mais tarde), geralmente os fios vermelho e preto são positivo e negativo respectivamente, mas não custa dar uma olhada no manuel do instrumento para se certificar, fora positivo e negativo, temos 1 fio da iluminação e 1 fio do sinal do pulso de rotação. Os fios de positivo e negativo (+/-) devem ser ligados pós chave, isso significa que eles só funcionarão, quando a chave do contato for girada, ligando a fase secundária da parte elétrica, aqui é que entra o voltimetro, vcs podem pegar qualquer fio da parte da ignição que apontem 12v na hora que o contato é girado (lembrando que a voltagem inicial do medidor tem de ser 0V, ou seja, com a chave desligada 0V com ela ligada ~12,8V), ESTE FIO É APENAS O POSITIVO, O NEGATIVO OU TERRA, PODE SER COLOCADO EM QUALQUER PARTE METALICA DO CARRO, eu usei um parafuso localizado logo atrás do dispositivo que abre o capo do carro, ele está meio escondido, mas é o melhor lugar para ligar o fio negativo, usando aquele terminal mensionado no começo é claro, ninguem quer um serviço mal feito ;) . O cabo da iluminação vai funcionar da mesma forma, vc faz o teste nos fios que saem da caixa de fusível, quando a luz do farol estiver desligada, o voltimetro marca 0V, quando estiver ligada, marca ~12,8V, pra ser mais prático, vc pode olhar no mapinha da tampa da caixa de fusível, la indica iluminação e ignição, onde a iluminação é marcada pelo simbolo do farol (mais ou menos assim =D) e da ignição pelo símbolo “STOP”, desencape os fios, tomando muuuito cuidado para nao corta-los, pois são fios sob medida para emendar depois é uma merd*, ligue os fios (fios extras que foram listados acima, para te dar uma melhor condição de trabalho), nao esquecendo de memorizar as cores para não confundi-las depois na hora de liga-los no instrumento. Lembre-se de isolar os fios depois da ligação, isole-os muito bem. Depois de feita a ligação de positivo, iluminação e negativo, vamos para o próximo passo.

5º Passo:

Vamos para a parte importante, a parte da rotação (o painel ainda esta em suas mãos né? hahaha), pegue o painel e o vire com cuidado, atrás vc verá 2 conjuntos de cabo, 1 que fica atras da rotação e um que fica atras do velocimetro, o conjunto certo, é o atrás do velocimentro (tb me pegou hahaha), localize neste chicote o fio marrom, que fica “sozinho”, desencape-o e faça a ligação de um fio para ligar no instrumento.

6º Passo:

Depois de todos os cabos corretamente conectados, vamos fazer os testes, uma parte importante vem agora, muitos monsters importados vem configurados como padrão para motores V8, um problema? não, pode ser facilmente convertido para V4, depois dos testes de funcionamento, faça o seguinte, vire o instrumento, localize na parte traseira (mesmo local onde saem os fios para ligação), existem 2 fios que saem e entram denovo no instrumento, nao, seu instrumento nao veio com defeito, eles são feitos para serem “cortados, isso mesmo, cortados! Vc vai ver 2 fios diferentes, um marrom e um azul, o instrumento vem configurado para 8 cilindros, se se carro for v6 corte o fio MARROM, se seu carro for v4 corte o AZUL, pelo amor de deus, não corte os 2 fios, se não nada vai funcionar, se caso corte por acaso ou sem querer, faça a ligação do fio incorreto novamente, acredite, vc nao vai querer cortar o fio errado, eles são bem pequenos, vai custar um bom tempo e paciência para liga-los novamente. depois de feito, ele fica mais ou menos assim:

7º Passo:

Depois de testado, é hora de montar a criança devolta, com muito cuidado e com cautela, remontem o painel, nao se esqueça, nunca deem aperto demais nos parafusos, as peças são de plástico, podem perder a rosca. Coloquem tudo devolta, com os fios passados para cima do painel (foto) coloque o conduíte para esconder e juntar os fios, fica mais bonito.

*A fixação do instrumento no carro pode ser por parafuso ou uma super fita dupla face, eu parafusei, eu acho melhor, nao quero correr o risco do monster se soltar e danifica-lo, porem ficam os buracos no painel, mas existe solução, esses caras que reformam parachoques, tem uma solda de plástico, da para ser feita quando for vender o carro, eh baratissimo e fica quase perfeito.

Esse é o resultado:

2 Comments on “Tutorial – Instalação de Conta Giros no Renault Clio

  1. Olá preciso este mesmo esquema ai em cima,só que no Twingo 99/00 1.0.Preciso ligar na central do twingo um conta girus,ja liguei na bobina e não deu certo as rotações.Para fazer isto preciso do esquema elétrico ou alguem que explique como fazer isto,sem queimar os aparelhos com a lig~ção errada.Obrigada

Leave a Reply