Tutorial – Montando um Carregador de Baterias Caseiro

Construindo seu próprio carregador de baterias

Este carregador é extremamente simples de montar e serve para carregar baterias de 12V. Ele pode ser usado tanto em redes de 110V ou 220V. Por ser um carregador lento ele leva 24 horas para dar carga suficiente para a partida do veículo e até 72 horas para carregar completamente uma bateria padrão 12V/40Ah. Pode-se carregar baterias entre 30Ah e 70Ah. Pelo fato da resistência de uma lâmpada ser sua proteção o dispositivo é extremamente robusto.

Material necessário:

  • 1 soquete de lâmpadas de porcelana.
  • 1 tomada comum.
  • 1 m de cabo 2,5mm, vermelho.
  • 1 m de cabo 2,5mm, preto.
  • 2 m de cabo parelelo 2,5mm, preto.
  • 4 diodos eletrônicos de 1A, recomendado 1N4007(facilmente encontrado em lojas de eletrônica).
  • 1 lâmpada incandescente. Para uso em rede 110V ela deve ter 200W de potência. Para uso em rede 220V ela deve ter 100W de potência.
  • 1 parafuso para fixar o soquete.
  • 2 jacarés de fixação, um preto e um azul.
  • 1 base de madeira para fixar o conjunto

Montagem

Monte o carregador conforme a figura abaixo, é simples!!! Tome o cuidado de isolar bem todos os pontos do circuito com fita isolante para evitar acidentes e choques elétricos!

ATENÇÃO: Quem for montar, preste atenção na posição dos diodos!!

Como utilizar o carregador:

Rosqueie a lâmpada, conecte os jacarés nos terminais da bateria e SÓ DEPOIS DISSO, ligue o carregador na tomada. O uso mais eficiente desse carregador, é para baterias de 12V de tensão e entre 30Ah e 70Ah.

O carregador não avisa quando a bateria está com a carga completa, porém não há problema algum, pois quando a bateria está totalmente carregada, o carregador não conseguirá enviar carga para ela. Então não se esqueça: CARGA PARA PARTIDA depois de 24 HORAS, CARGA TOTAL depois de 72 HORAS. Para saber se o carregador está funcionando verifique se a lâmpada piloto está acendendo com um tom bem mais fraco que o normal. Se ela nem sequer acender é porque o carregador não está funcionando. Possível causa: ligação invertida do diodo.

Créditos: CaioSG e RCCGomes
Tags:  

Comentários

  1. Luiz disse:

    onde eu errei? montei tudo direitinho, rosqueiei a lâmpada liguei as garras e liguei na tomada, daí as lâmpadas(perdi duas) acendem piscam por um tempo e estabilizam ligadas, depois de 2 ou 3 horas elas queimam, ficam pretas mesmo a ligação tá certa, não tenho dúvida, e estou tentando recarregar uma bateria de moto 2003.
    Mais uma pergunta, tem que ser lâmpada incandescente? Minha rede é de 110v, eu usei uma incandescente de 200w e uma fluorescente de 15w, chegou a jogar uma pequena carga na bateria mas acaba rápido, dá uma luz aê!

  2. jorge disse:

    este esquema esta diferente do que eu fiz e deu certo, experimenta este: funcionou muito bem, numa bateria de 150 esd
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=71774&d=1169666251

  3. luis carlos disse:

    Eu fiz um desse como manda o figurino, realmente ele carrega só tem um problema que eu não entendi, deixei minha bateria de 70A q estava totalmente descarregada carregando por 7h carregou beleza e a deixei desligada até o outro dia, fui colocá-la no carro e ela estava descarregada, aconteceu também com outra bateria de 40A do carro da minha mulher,por que a carga não segurou? se puder me responder agradeço. um abraço.

  4. rildo disse:

    tenho um tranformador de 110V para 12V com 500 wats, como faço para
    montar um carregador de bateria de 12V e 60A fico grato pela dica

    Rildo

  5. valmir disse:

    ola bom dia, amigo gostaria de saber se os diodos de 10 amp dar certo euma lanpada de 40w 220vts para esse esguema. não altera nada?

  6. Antonio Francisco disse:

    Será que eu posso usar o carregador quando estiver usando o som do carro…ao mesmo tempo…

  7. GEPETO disse:

    ….carregar completamente uma bateria padrão 12V/40Ah. Pode-se carregar baterias entre 30Ah e 70Ah…..

    tenho uma moto 125cc e a bateria dela é 12V 6Ah, posso usar esse carregador mesmo assim?

    Se puderem me ajudar, fico agradecido…..

  8. Sarpa disse:

    Pessoal quem está com dúvidas, usem esse tópico do nosso fórum:
    http://forum.renaultclube.com/viewtopic.php?f=16&t=66

    Obrigado!

  9. dujabaquara disse:

    Quero montar um carregador pro meu som pra uma bateria de 150 A que ele mantenha o som ligado direto….. tem como como montar?????

  10. J.Lagarto disse:

    Vi essse site recentemente em busca de uma solução para o meu problema, preciso tirar algumas dúvidas:
    1ª – Qual a tensão de saída?
    2ª – Posso utilizar um diogo D4SB60L (4A) em troca desses 4 1N4007(1A)?

    Desde já agradeço a atenção.

    José Carlos Lagarto

  11. Marcos Tanaka disse:

    Montei o meu conforme como foi explicado, mas no caso da lampada piloto, esta acendeno normal como estive instalado para iluminar uma sala, mas no tutorial esta escrito que a lampada vai ficar acesso com um tom bem fraco mostrando que esta em funcionando, pois no caso o que esta acontecendo, no caso se esta acendendo nessa itensidade eu acho que a conta de energia ficaria cara em relação a uma carga de bateria, desde já agradeço.